Possui graduação em Ciencias Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Ppgas Museu Nacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1992), doutorado em Kellog Institute /Sanduiche pela University of Notre Dame(1990), pós-doutorado pela University of Texas System(1998) e pós-doutorado pelo Fundação Getúlio Vargas(2009). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Membro de corpo editorial da Desigualdade & Diversidade. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica. Atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura.