Uncategorised
Tereza Ventura
Possui graduação em história, mestrado em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1993) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1997). Pós -doutorado pela Universidade de Nova York onde realizou pesquisas sobre a inclusão da agenda de cultura nas organizações multilaterais de desenvolvimento. Atualmente é professora associada do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia e politicas públicas de cultura e teoria da arte , atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e desenvolvimento sustentável, políticas de empoderamento comunitáio ,hip-hop,arte, arte de rua, teoria critica do reconhecimento, memória justiça e inclusão social. Membro do grupo de pesquisa Arte, Cultura e Poder cnpq/ UERJ e coordenadora do projeto de pesquisa e extensão memória, justiça e reparação.
* Quebra Pré Requisito e Conflito de Horário - aprovados até 7/7 *
ATENÇÃO: a data limite para novos pedidos é 14/8
Apresentação
O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UERJ foi criado em abril de 2014 por iniciativa do antigo Departamento de Ciências Sociais (pertencente ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas).
Sua nova estrutura é formada por três Departamentos: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Os três Departamentos são corresponsáveis por três cursos:
- Graduação em Ciências Sociais, com habilitação em Licenciatura e/ou Bacharelado, criado em 1953;
- Curso de Especialização em Sociologia Urbana, criado em 1982;
- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS), criado em 1994.
O ICS possui também diversos núcleos de pesquisa e projetos de extensão, dos quais participam alunos de graduação e pós-graduação, alunos egressos da pós-graduação e professores de outras Unidades da UERJ e de outras instituições de ensino superior e pesquisa.