Alexandre Barbosa Fraga
É membro do International Network on Leave Policies and Research (LP&R), da Red de Investigación sobre Trabajo del Hogar en América Latina (RITHAL), da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).
Tem experiência em duas áreas da Sociologia. A primeira é a Sociologia do Trabalho, na qual atua principalmente nos seguintes temas: trabalho e trabalhadores/as; serviço doméstico remunerado e as trabalhadoras domésticas; greves e ações coletivas; sindicatos; juventude trabalhadora; trabalhadores/as brasileiros/as e seus órgãos de representação sob o regime militar; desigualdades sociais e gênero; e divisão sexual do trabalho.
A segunda área é o Ensino de Sociologia, na qual atua principalmente nos seguintes temas: educação; desigualdades educacionais; sistemas de avaliação, como o ENEM; trajetória histórica da Sociologia na educação básica; propostas curriculares; formação docente; e recursos, materiais didáticos e jogos pedagógicos para o ensino de Ciências Sociais.
Possui bacharelado (2006) e licenciatura (2007) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2010). É doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2016). Fez pós-doutorado nesse mesmo Programa de 2018 a 2023.
Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/9268717523689999
E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Alguns artigos publicados:
SORJ, Bila; FRAGA, Alexandre. Licenças maternidade e paternidade no Brasil: direitos e desigualdades sociais. Revista Brasileira de Estudos de População - REBEP, v. 39, p. 1-19, 2022.
Link: https://rebep.org.br/revista/article/view/1949FRAGA, Alexandre; MONTICELLI, Thays. “PEC das Domésticas”: holofotes e bastidores.
Revista Estudos Feministas, v. 29, p. 1-17, 2021.
Link: https://www.scielo.br/j/ref/a/wxFYxzJ9mpW6HrqHLgTbHds/?lang=pt
FRAGA, Alexandre. Uma análise crítica sobre a reconstrução da trajetória histórica da
Sociologia na educação básica: investigando o chamado período de exclusão. Revista Ciências Sociais Unisinos, v. 56, p. 38-47, 2020.
Link:https://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2020.56.1.04
SANTANA, Marco Aurélio; FRAGA, Alexandre. As piqueteiras: mulheres e participação
política na greve metalúrgica de 1979 no Rio de Janeiro. História Oral, v. 23, p. 179-199,
Link: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/1065