É pesquisador associado ao Laboratório de Análise da Violência (LAV) e do Núcleo de Estudos Quantitativos (Quantidados), nos quais atua desde 2004. Mais recentemente, faz parte do Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Educação, e do Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero (NUDERG). É também colaborador do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpe), da faculdade de educação da UFRJ.

Tem experiência em estudos sobre: violência, criminalidade e segurança pública; viés racial na vitimização, segurança e justiça; vitimização de crianças, adolescentes e jovens; educação e efeito escola; métodos e técnicas (quantitativas e qualitativas) de pesquisa social; estatística social e indicadores; monitoramento e avaliação de projetos sociais, programas e políticas públicas.

Atualmente participa de pesquisas sobre: distribuição espacial de ocorrências criminais; avaliação de políticas públicas de segurança; avaliação educacional e desigualdades educacionais; impactos da violência armada sobre cotidianos escolares; participação feminina nas eleições; formação e profissionalização do cientista social no Brasil.

Lattes

Artigos Publicados:

1. RIBEIRO, Eduardo; CANO, Ignacio . Vitimização letal e desigualdade no Brasil: evidências em nível municipal. Civitas: Revista de Ciências Sociais, v. 16, p. 285-305, 2016.

2. CANO, Ignacio ; RIBEIRO, EDUARDO . Old strategies and new approaches towards policing drug markets in Rio de Janeiro. Police Practice and Research, v. 17, p. 1-12, 2016

3. RIBEIRO, Eduardo. Território, Violência e Educação no Rio de Janeiro: Impactos educacionais das Unidades de Polícia Pacificadora. In: Angela Moulin S. Penalva Santos;Maria Josefina G. Sant?Anna. (Org.). Transformações territoriais no Rio de Janeiro do século XXI. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma Livraria e Editora, 2014, p. 257-282.

4. CANO, Ignacio ; RIBEIRO, Eduardo . A seletividade das Políticas de Pacificação. In: Angela Moulin S. Penalva Santos;Maria Josefina G. Sant?Anna. (Org.). Transformações territoriais no Rio de Janeiro do século XXI. 1ed.Rio de Janeiro: Gramma Livraria e Editora, 2014, p. 129-159.

5. RIBEIRO, Eduardo. Vizinhança, violência urbana e educação no Rio de Janeiro: Efeitos territoriais e resultados escolares. BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, v. 1, p. 5-182, 2013.

6. RIBEIRO, Eduardo. Impactos educacionais das Unidades de Polícia Pacificadora: explorando efeitos sobre fluxos docentes. Revista Intratextos, v. 4, n. 1, p. 27-52, 2013.