Paula Mendes Lacerda é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Ciências Humanas e Saúde pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de gênero, sexualidade e violência, tendo publicado artigos e livros na temática, sobretudo na interlocução com o tema dos direitos humanos. Sua tese de doutorado O caso dos meninos emasculados de Altamira : polícia, justiça e movimento social, defendida em 2012, foi vencedora do Prêmio Gilberto Velho de Tese da UFRJ. Atualmente, vem realizando investigações sobre direitos humanos, mobilização social e dinâmicas políticas contemporâneas.

Artigos Publicados:
O sofrer, o narrar, o agir: Dimensões da Mobilização Social de Familiares de Vìtimas
Mobilização Social na Amazônia