Maria Raquel Passos Lima é Professora Adjunta de Antropologia no Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É fundadora e uma das coordenadoras do grupo de pesquisa ResiduaLab: Laboratório de Estudos Sociais dos Resíduos da UERJ. Doutora em Antropologia Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2015, atuou como Professora Adjunta no Departamento de Geografia e Políticas Públicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2017 e 2020.

Suas principais áreas de pesquisa incluem questões ambientais e urbanas relacionadas às políticas públicas e às formas cotidianas de fazer e habitar a cidade relacionadas a resíduos, toxicidade, águas, infraestrutura urbana, mudanças climáticas e ativismos populares. Seu livro O avesso do lixo: materialidade, valor e visibilidade é um relato etnográfico sobre os mundos urbanos dos resíduos, do trabalho e da política dos catadores de recicláveis em um dos maiores aterros da América do Sul, localizado em Jardim Gramacho na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Em 2017, realizou estágio de pós-doutorado pelo PPGSA da UFRJ em uma pesquisa sobre a contaminação de um conjunto habitacional por resíduos industriais tóxicos da Companhia Siderúrgica Nacional e de processos de mobilização política em torno da poluição urbana.

Em seus projetos de pesquisa, ela trabalha com métodos qualitativos, com foco em abordagens etnográficas combinadas a metodologias audiovisuais. Seu trabalho mais recente Águas do Caju é voltado a pensar a urbanização da cidade do Rio de Janeiro através das águas e infraestruturas urbanas, e integra um projeto coletivo de pesquisa e filme documental sobre a região portuária do Rio de Janeiro, co-coordenado com Mariana Cavalcanti.

Lima também dirigiu o filme etnográfico Vida Real: a política da visibilidade dos catadores de Jardim Gramacho (2015, 13’), sobre a organização dos trabalhadores da reciclagem do Rio de Janeiro diante da política de fechamento de lixões.

Abaixo alguns artigos que oferecem uma visão mais aprofundada do seu trabalho:

Maria Raquel Passos Lima