Professora e Pesquisadora Associada do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UERJ. Pró-Cientista da UERJ / FAPERJ. Professora Visitante na Universidade de Nova York -2011/2012; Pesquisadora Associada do PACC (UFRJ). Pós-Doutorado pela Brown University, Providence, Rhode Island, Estados Unidos (2000). Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Mestrado em Antropologia Social no PPGAS do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Fez pesquisa de campo para o seu doutorado entre pentecostais negros na Virginia, EUA, vinculada ao Departamento de Antropologia Cultural da Universidade de Virigina, Charlottesville, Virginia, Estados Unidos (1985-1989). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e etnicidade, pentecostalismo, relações raciais, movimentos negros, ação afirmativa, religiões na cidade, ritual, dança e performance. É autora do livro LIDERANÇAS NEGRAS, editado pela Aeroplano, Rio de Janeiro (2005) e de diversos artigos sobre religião e etnicidade, religião e cidade, religiões afro-brasileiras , pentecostais negros publicados em livros e em revistas especializadas.