Graduada e licenciada em História pela UFRJ. Mestre e Doutora em Ciências Sociais pelo PPCIS/UERJ, Rio de Janeiro. Na dissertação (1997) pesquisou a percepção dos alunos, seus familiares e professores sobre os Centros Integrados de Educação Pública (CIEP). Na tese de doutorado (2007) desenvolveu estudo sobre a qualidade do ensino em três perspectivas: teórica, no âmbito da Sociologia da Educação; analítica, usando os resultados do Enem de 2005 para conhecer as desigualdades do sistema escolar brasileiro; empírica, com a pesquisa de campo realizada em 8 escolas do município do Rio de Janeiro com alta performance no Enem de 2005, buscando a percepção dos bons alunos e de integrantes das equipes pedagógicas sobre as escolas de qualidade. Co-autora do livro didático de Sociologia para o Ensino Médio - Tempos Modernos, Tempos de Sociologia - da Coleção Aprender da FGV. Livro com duas edições, aprovado duas vezes no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2012 e PNLD 2015), 3º lugar no Prêmio Jabuti de 2010, categoria livro didático. Atuou como pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas, no Programa FGV Ensino Médio, coordenando as atividades de produção de conteúdo didático de todas as disciplinas para o Portal FGV Ensino Médio Digital e realizando estudos sobre avaliação educacional. Atualmente coordena a área de Ciências Humanas do projeto. É professora adjunta do curso de licenciatura do departamento de Ciências Sociais da UERJ. Possui experiência na área de Sociologia da Educação e Ensino de Sociologia.