Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1973), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é professora titular de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi pesquisadora do CPDOC/FGV entre janeiro de 1976 a dezembro de 2012 e professora titular de sociologia da Escola Superior de Ciências Sociais/CPDOC entre março de 2006 a dezembro de 2012. Coordenou a Escola Superior de Ciências Sociais da Fundação Getúlio Vargas da concepção, implantação e formação da primeira turma de Ciências Sociais entre 2006-2010. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pensamento social brasileiro e teoria sociológica.