Médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1973); possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Ciência Política pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1983) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Atualmente é professor associado de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência e publicações nas áreas de Ciência Política e Epistemologia, com orientação interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria política, política brasileira contemporânea, epistemologia, instituições políticas, valores e capitalismo. Tem trabalhos concluídos e trabalhos em desenvolvimento tendo como referência principal a descoberta da inexistência de realidade econômica, seja mercado, sistema de mercado ou imaginários equivalentes, e a descoberta das raízes políticas e religiosas da Economia, ciência utilizada como razão argumentativa, porém, de modo contraditório, em favor dos ideais liberais de liberdade plena dos comandos monetários particulares. É criador das noções de inconsciente científico, de descoberta política e religiosa da Natureza, e de colapsos de circulação de direitos e/ou meios de comando das formas ou representações de violência legítima ou força de trabalho que, em geral, são chamadas de "crises econômicas".