Recomendação da profª Raquel Emerique

Participação da Drª Ileizi Luciana Fiorelli Silva, professora da Universidade Estadual de Londrina, no programa Nós da Educação da TV Paulo Freire (Paraná) em 2008.

A convidada fala sobre a importância da Sociologia para a formação dos futuros professores. A disciplina – Sociologia da Educação ou Fundamentos Sociológicos da Educação, como também é nomeada - ajuda a construir explicações sobre os fenômenos que ocorrem no espaço escolar e na sala de aula e a partir dos seus enfoques teórico-metodológicos os professores dispõem de ferramentas para intervir e melhorar as condições de ensino e aprendizagem.

A entrevistada também fala sobre a antiga relação entre as Ciências Sociais e a Educação, em especial no pensamento de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber, e aborda o desenvolvimento das pesquisas sociológicas educacionais no contexto internacional e no Brasil.

Para ter acesso a entrevista, clique nos links a seguir:
Parte 1/3
Parte 2/3