Recomendação da profª Raquel Emerique

Filme vencedor do 26º Prêmio Jornalístico Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2004 (categoria Documentário), produzido pela TV Câmara. Brasil, 2004.

Direção de Roberto Stefanelli.

O documentário traz depoimentos de amigos, colegas, alunos e familiares do paulista Florestan Fernandes (São Paulo 1920-1995) considerado o maior sociólogo brasileiro.

O filme aborda os primeiros momentos da Sociologia no Brasil nos idos de 1930 e as contribuições das pesquisas de Florestan para a compreensão de diferentes facetas da sociedade brasileira, espalhadas em sua obra composta por mais de cinco dezenas de livros. Aborda a carreira acadêmica do professor no Brasil, Estados Unidos e Canadá.

Dá grande destaque a atuação política de Florestan em defesa da educação (na década de 1950-60) e como deputado federal pelo estado de São Paulo exercendo dois mandatos - 1987-1990 e 1991-1994. O filme procura tecer relações entre o intelectual e o homem de ação, mostrando como suas concepções teóricas, de matriz marxista, pautavam suas escolhas políticas e intervenção social.

Para assistir o documentário clique aqui
Para ler o texto “O ensino de Sociologia na escola secundária brasileira” de Florestan Fernandes (1954) clique aqui