Coordenador: Doriam Luis Borges de Melo

O Quantidados é um laboratório de análise de dados e pesquisa, que serve de suporte para pesquisas realizadas por professores e alunos, de graduação e pós-graduação, do departamento de Ciências Sociais. Um dos objetivos do núcleo é a elaboração de bases de referência para pesquisa social, com dados socioeconômicos e demográficos focados preferencialmente no Estado do Rio de Janeiro. Do ponto de vista acadêmico, o laboratório se estabelece como um centro de formação de pesquisadores, constituindo um investimento nas pesquisas baseadas em survey e nas análises e tratamento de dados secundários das mais diversas procedências, assim como um espaço de diálogo entre perspectivas qualitativas e quantitativas. O laboratório está situado na Oficina de Ensino e Pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, e conta com oito computadores e duas impressoras. Com ênfase em pesquisa aplicada, o Quantidados se apresenta atualmente como um provedor relevante de informações relativas ao Estado, atendendo professores e pesquisadores, alunos, jornalistas, planejadores, instituições de pesquisa, ONGs, e órgãos governamentais. Além disso, são realizadas nesse espaço, pesquisas sobre os temas mais variados, como direitos humanos, violência e criminalidade, pobreza e desigualdade participação política e gênero. Desde sua formação em 2001, o núcleo tem se consolidado como centro de produção e circulação de informação e formação de pesquisadores, além de estabelecer parcerias com instituições externas à Universidade.