Para tanto, incentiva a produção de trabalhos acadêmicos de graduação e pós-graduação sobre temas como escola, educação, formação de professores e sobre diversas dimensões do ensino das ciências sociais na educação básica.  Em 2017 ampliou suas atividades para a área de extensão tornando-se um espaço para a produção colaborativa de conhecimentos didático-pedagógicos. O Laboratório incentiva a produção de conteúdos educativos por alunas, alunos e docentes do curso de licenciatura em Ciências Sociais do ICS para serem utilizados por estudantes do ensino médio e professores de sociologia.  O LaECS também busca criar pontes entre a universidade e a escola de educação básica através de ações e projetos extensionistas relacionados à temas que perpassam o cotidiano escolar. Em relação à formação de professores de ciências sociais, o LaECS desenvolve projetos de iniciação à docência subsidiados pelo CETREINA/UERJ. Em 2018 promoveu a criação do primeiro núcleo do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) de Sociologia da UERJ, tendo como escolas-campo o Colégio Estadual Professor Ernesto de Faria e as unidades Centro e São Cristóvão 3 do Colégio Pedro II.