Graduada em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (1993) e doutora em Sociologia e Antropologia pelo Programa de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Pós-doutorado em Sociologia Urbana no IUPERJ e na EHESS/CADIS (2007/2008). É professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DCS/PPCIS) e pesquisadora do CNPq. Integra os grupos de pesquisa (diretório CNPq) Religiosidade no Meio Urbano (UERJ), coordenado por Patricia Birman e Cecíiia Mariiz (PPCIS/UERJ) e CEVIS - Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade Urbana, coordenado por Luiz Antonio Machado da Silva (IESP/UERJ), antigoTerritórios da pobreza: segregação social, vida cotidiana e direitos humanos (IESP/UERJ). Integra o PRONEX/FAPERJ Juventude, desigualdades e o futuro do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia / INCT Observatório das Metrópoles (IPPUR/UFRJ). Procientista (FAPERJ/UERJ) desde 1996. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: favela, sociabilidade e ação coletiva, religião e política, violência, território e segregação, tendo publicado diversos artigos e capítulos sobre os mesmos. Co-organizou recentemente o livro Dispositivos Urbanos e Trama dos Viventes: ordem e resistências (com Patricia Birman, Carly Machado e Sandra Carneiro, no prelo pela Ed. FGV/FAPERJ) e o Dossiê Continuidades e Mudanças em Favelas "Pacificadas" para Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e de Controle Sociai,(a sair nos números 7-4, out-dez 2014 e 8-1, jan-mar 2015).

Artigos Publicados:
ENTRE O INDIVIDUALISMO E A SOLIDARIEDADE: Dilemas da política e da cidadania no Rio de Janeiro
Entre a ‘guerra’ e a ‘paz’: Unidades de Polícia Pacificadora e gestão dos territórios de favela no Rio de Janeiro